Catarata

A catarata é uma doença ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

Cirurgia
É indicada nos casos de opacificação do cristalino, quando há comprometimento da acuidade visual: a visão se torna embaçada, dificultando a realização de atividades como leitura, direção de veículos ou qualquer outra atividade importante para a pessoa.
O cristalino é uma lente natural do olho, que tem a função de convergir os raios de luz para que sejam focalizados na retina, permitindo uma visão nítida. Atualmente, a cirurgia utiliza a técnica de facoemulsificação, na qual, através de uma micro-incisão, uma fina ponteira dissolve e aspira o conteúdo do cristalino.
Por essa mesma abertura, injeta-se uma lente intra-ocular dobrável que irá substituir o cristalino opacificado. Através da cirurgia da catarata, pode-se aproveitar a troca da lente para corrigir erros de refração, podendo-se planejar o “grau” que o paciente terá no pós operatório.

 

 

<< Página Anterior